• Dra. Paula Reichert Leite

Estresse Crônico- Impacto na Sua Saúde


“Não é o Stress que nos mata, e sim nossa reação a ele” - Hans Selye


Stress faz parte da vida de todos os seres vivos. Mas a percepção e a maneira como lidamos com ele é que nos diferencia. Por isso não falo em redução de stress, e sim em manejo.


Stress agudo é importante para nossa sobrevivência pois ativa centros de “luta e fuga”.

Mas quando se torna crônico a liberação de Cortisol e Catecolaminas (Adrenalina e Noradrenalina) impacta negativamente nossa saúde:


⁃ Altera nossa Digestão, causa Disbiose e a aumento da Permeabilidade Intestinal (o famoso leaky gut);

⁃ Suprime nossa Imunidade contra agentes agressores (micróbios) e células tumorais (câncer) e aumenta nossa Auto-imunidade (nosso corpo começa a atacar suas células); Também atrasa cicatrização e recuperação de doenças;

⁃ Suprime nossa capacidade de Detoxificação. Toxinas ambientais, da nossa alimentação e metabólitos se acumulam e causam doenças (câncer de mama, por exemplo);

⁃ Disfunção Mitocondrial, com redução da produção de energia e aumento de radicais livres;

⁃ Disfunção de Glândulas, levando a alterações Hormonais e Obesidade, Resistência Insulínica e Diabetes, Hipotireoidismo, Aumento de Grelina (fome) e Resistência à Leptina (menor saciedade), Redução de Hormônios Sexuais (Testosterona, DHEA, Progesterona, Estrogênio) com alterações de libido, impotência, TPM, etc;

⁃ Aumento da Pressão Arterial, Colesterol, Aterosclerose, Infarto, AVC;

⁃ Alteração de Neurotransmissores, Neurogênese e Neuroplasticidade, Neuroinflamação, com alteração cognitiva, Insônia, Depressão, Ansiedade, Irritabilidade, Dificuldade de Atenção, Aprendizado e Memória, Alzheimer, Parkinson.

⁃ Alterações Epigenéticas: aumento da expressão de genes ruins, pró inflamatórios e silenciamento de genes bons, anti-inflamatórios, antioxidantes e ligados à longevidade. Stress em gestantes causa isso ao DNA do feto também!

⁃ Aumento da sensação de Dor, Rigidez muscular, Artrite;

⁃ Perda de cabelos, acne, unhas frágeis


Perceba que todos os itens acima levam à Inflamação Crônica, e com isso aumentam o risco de doenças auto-imunes, cardiovasculares, endócrinas, neurológicas, ósteo-musculares, câncer, infertilidade, etc.

E isso é um ciclo vicioso… Stress causa inflamação, que causa stress…


Como Manejar o Stress? Reduzindo a Inflamação para melhorar nossa Resiliência:


⁃ Priorize seu Sono! Dormir tarde e/ou pouco altera o funcionamento de todas as nossas células! Privação de sono aumenta cortisol e a incidência de TODAS as doenças.

⁃ Alimentação Anti-inflamatória, rica em Vegetais, Gorduras boas (azeite de oliva, abacate, peixes, sementes e castanhas), fibras e fitoquímicos;

⁃ Reduza açúcar e farináceos (pães, biscoitos, bolos), minimize alimentos industrializados ultraprocessados, pois têm menor valor nutricional e muitos conservantes/ corantes/ flavorizantes que são inflamatórios;

⁃ Reduza Cafeína, Álcool e outros estimulantes e toxinas;

⁃ Beba mais água! Não espere ter sede (sintoma tardio) para tomar água.

⁃ Atividade Física regular ajuda a regular nosso metabolismo, hormônios, neurotransmissores, neurogênese e neuroplasticidade, colesterol, sono, inflamação e longevidade!

⁃ Outras Estratégias: (já fiz posts separados de algumas… procure no feed): Meditação, Grounding (Natureza), Música, Hobbies (leitura, trabalhos manuais, jardinagem, jogos), Terapia, Religião/ Espiritualidade (rezar ativa as mesmas regiões que a meditação), Voluntariado, Conexão com Pessoas e Animais, Rotina Estruturada

⁃ Suplementos com ampla literatura científica:

1) Adaptógenos otimizam nossa resistência ao stress, concentração e performance. São usados na Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa há milhares de anos. Antes de usar é necessário determinar em qual estágio suas adrenais estão (procure um médico funcional):


Estágio 1:

Ashwagandha, Schisandra, Tulsi, L-theanina, Passiflora incarnata, Valeriana officinallis


Estágio 2:

Ashwagandha, Rhodiola, Cordyceps, Ginseng siberiano


Estágio 3:

Ashwagandha, Glycyrrhiza glabra, Cordyceps, Panax ginseng


2) Vitaminas:

⁃ Vitaminas do Complexo B (B6, B9, B12 metiladas)

⁃ Vitamina C

⁃ Vitamina D


3) Minerais:

⁃ Magnésio

⁃ Zinco

4) Ômega 3


5) Probióticos: Bifidobacterium (longum e brevis), Lactobacillus (helveticus, reuteri, acidophilus, rhamnosus)


6) Melatonina


7) Cannabidiol - CBD



Conhecimento é Poder! E deve ser Compartilhado! Faça sua parte e marque amigos que se beneficiariam dessas informações!

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