• Dra. Paula Reichert Leite

Nossas Escolhas de Hábito de Vida estão acabando com essa geração!




Ouça o áudio da entrevista na @bbcbrasil https://www.instagram.com/tv/CQmhb5HNdwf/?utm_source=ig_web_copy_link


Há alguns anos assisti uma aula no IFM onde Dr. Mark Hyman falava que pela 1a vez na história da humanidade a geração atual tem menor expectativa de vida do que seus pais, devido a maus hábitos (privação de sono, sedentarismo e alimentação ultra processada).


Hoje ouvi essa entrevista do neurocientista francês Michel Desmurget, com diversos estudos sobre o impacto do tempo em frente às telas digitais no desenvolvimento cerebral. E diz que pela 1a vez o Q.I. dessa geração será inferior ao de seus pais!


O tempo de tela reduz as relações interpessoais familiares, essenciais para a desenvolvimentos de linguagem e emocional! Reduz o tempo dedicado a outras atividades como brincadeiras, exercícios, leitura, música, arte, além de reduzir o tempo e a qualidade do sono! Também causa impulsividade, distúrbios de concentração, aprendizado e memória!


Privação de sono, sedentarismo, alimentação rica em fast foods, refrigerante, açúcar refinado, gordura trans e farináceos (biscoito recheado, bolos, pizza etc) são ultra inflamatórios! Produzem alteração no Microbioma Intestinal e levam a leaky gut, resistência insulinica, diabetes, deficit de atenção, depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares, auto-imunes, câncer etc.


Esse ciclo vicioso inflamatório reduz BDNF, o fator neurotrófico derivado do cérebro, que faz neurogênese (formação de novos neurônios) e neuroplasticidade (formação de novas sinapses entre eles).


Quando me formei há 20 anos, era raro encontrar esteatose hepática e resistência insulínica infantil... hoje os maus hábitos de vida estão criando uma geração muito doente! O Sistema de Saúde irá colapsar em poucos anos!


Como diz Fabrício Assini se você quer que o cérebro de seu filho se desenvolva, dê frustrações para ele! Nessa geração criada por pais desconectados e babás o imediatismo é fomentado cruelmente! Afinal, muito mais fácil do que brincar, ler, educar e conversar com as crianças é entregar um tablet ou ligar a TV. A criança fica hipnotizada e o trabalho de criá-la fica mais fácil! Mas a médio e longo prazo é um tiro pela culatra!


Sem saber trabalhar frustrações nem imediatismo... estamos criando futuros adultos inseguros, com capacidade intelectual e emocional reduzidas, com baixa auto-estima e resiliência e sem a criatividade que a resolução de problemas e desafios traz!


Isso sem falar do impacto das redes sociais na auto-estima dos adolescentes!


Não é à toa que o diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) cresceu tanto!


Crianças que vão dormir tarde comprometem o desenvolvimento do cérebro e a liberação de hormônios! Aí no dia seguinte são medicadas com ritalina...


Na Medicina Funcional tratamos as causas das doenças! É inadmissível prescrever Ritalina, Venvanse etc sem antes corrigir hábitos de sono e alimentação!


Assim como é inadmissível prescrever Antidepressivos sem antes afastar causas orgânicas (alterações hormonais, de metilação, defiiências nutricionais).


Por um mundo com mais hábitos de vida saudáveis e menos remédios e alimentos processados!

5 views0 comments

Related Posts

See All