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  • Writer's pictureDra. Paula Reichert Leite

Whey Protein - muitos benefícios além da massa muscular

Updated: May 30




Se você acha que suplementar whey protein é apenas para formar músculos, esse post é para você!


O whey é extraído do soro do leite e é rico em:

  • Proteínas- contém todos os 20 aminoácidos (incluindo os famosos BCAA- lecina, isoleucina e valina)

  • Beta- lactoglobulina- rica em BCAA, glutamina

  • Lactoferrina- uma proteína multifuncional: antioxidante, antifúngica, promove o crescimento de bactérias saudáveis e de células intestinais, o crescimento ósseo, regula a absorção do ferro, melhora as respostas imunes (como a prevenção da invasão de células malignas e de bactérias agressoras) e medidas metabólicas da glicose e lipídios.

  • Alfa-lactoalbumina - proteína encontrada também no leite materno e excelente fonte de aminoácidos essenciais e ramificados. Rica em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina (melhora sono, humor e motilidade intestinal) e em cisteína, um aminoácido usado para produzir a glutationa (potente antioxidante intracelular) . Ajuda a modular o metabolismo da glicose e da insulina e o microbioma intestinal.

  • Imunoglobulinas - modulação do sistema imune através da atividade antibacteriana, antifúngica e antiviral.

  • Lactoperoxidase - enzima com função bactericida presente no sistema de defesa dos mamíferos.

  • Albumina sérica bovina (BSA) - rica em aminoácido cistina, precursor da glutationa.

  • Glicomacropeptídeos (GMP) - favorecem a absorção de minerais através do epitélio intestinal



Benefícios do consumo de whey:

  • aumenta nossa produção de Glutationa (anti-oxidante master envolvido na detoxificação)

  • aumenta a imunidade inata

  • inibe a perda de massa óssea e muscular (sarcopenia)

  • aumenta nossa produção de CCK e GLP-1 (nosso ozempic natural), com mais saciedade, e reduz Grelina (hormônio da fome)

  • auxilia no emagrecimento

  • auxilia no controle do diabetes

  • melhora perfil lipídico, enzimas hepáticas e esteatose (gordura no fígado)

  • no pós operatório e pós queimaduras auxilia no reparo dos tecidos lesados

  • redução de doenças cardiovasculares

  • previne cancer de cólon, mama e próstata


Como consumir: 1 a 2 scoops ao dia

  • em forma de shake de proteína: se comprar um produto com sabor (cacaeu, etc) é só misturar com água, água de coco, leite ou leite vegetal. Se comprar o sabor neutro fica uma delícia bater como vitamina de frutas (adoro com abacate ou então com frutas vermelhas congeladas);

  • adoro preparar um café com leite e acrescentar 1 scoop de whey neutro (é só misturar com um mixer como esse)

  • um shot (diluir 1 scoop em meio copo de água) 30-60 min antes de uma refeição ajuda a saciar e reduzir a carga glicêmica da refeição.

  • receitas: crepes, waffles, bolos, tortas, sopas...


Prefira sempre os produtos:

  • WPH, hidrolisados, com proteínas já quebradas e digestão mais fácil

  • WPI, isolados, que não contém gordura, lactose e caseína.



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