top of page
  • Writer's pictureDra. Paula Reichert Leite

Efeitos do Uso Crônico de Inibidores de Bomba de Prótons ("Prazóis"da vida)


Os Inibidores de Bomba de Prótons (IBPs)(Omeprazol, Pantoprazol, Esomeprazol, etc) foram lançados em em 1989, indicados para tratar AGUDAMENTE gastrite, úlcera, refluxo. Por não precisarem de receita médica a maioria das pessoas acaba utilizando cronicamente. Mas os efeitos a longo prazo são desastrosos:


1- Inibem absorção de vitamina B12, que tem as seguintes funções:

- Co-fator na síntese de RNA e DNA

- Necessária para formação de hemoglobina

- Participa do metabolismo do ácido fólico

- Controla os níveis de Homocisteína (juntamente com a B6 e B9), reduzindo risco cardiovascular e aterosclerose.

- Necessária para o funcionamento do sistema nervoso (deficiênica causa neuropatia periférica, alterações de humor)


2- Inibem a absorção de Magnésio e Cálcio, aumentando risco de Osteoporose, Diabetes, doenças cardiovasculares e alterações neurológicas e musculares.


3- Causam pior digestão proteica (precisamos de pH ácido para quebrar as proteínas), com maior crescimento de bactérias patogênicas intestinais, levando a SIBO e Disbiose. Além disso aumentam infecção por Clostridium difficile.


4- A Disbiose intestinal pode levar a aumento de permeabilidade (leaky gut), e antígenos que deveriam ficar na Luz intestinal entram na corrente sanguínea, provocando reações imunológicas, que levam a inflamação crônica, resistência insulínica, síndrome metabólica, doenças auto-imunes, câncer.


5- Aumentam a incidência de Demência (Alzheimer) tanto pelo aumento de Homocisteína quanto pelo maior depósito de placas beta amilóides (e menor retirada delas pela enzima V-ATPase).


6- Aumentam o risco de doenças renais.


7- Aumentam o risco de pneumonia (o aumento do pH no estômago e esôfago favorecem colonização da traquéia).


8- Aumentam o risco de sangramento com uso concomitante de anti-agregantes plaquetários.


9- Aumentam os níveis de ADMA (Dimetilarginina assimétrica), por inibir a enzima que a degrada... A ADMA inibe a Óxido Nítrico Sintase (NOS), causando redução de Óxido Nítrico (NO). Resultado? Perdemos o papel protetor do NO : vasodilatação, redução da agregação plaquetária, redução da oxidação do LDL... Assim temos mais aterosclerose, doenças cardiovasculares, disfunção erétil...


Se você tem gastrite, refluxo etc. procure um médico funcional. Trate a causa da doença…. Não apenas os sintomas. Geralmente é causado por maus hábitos alimentares, stress, privação de sono. Não se pode tratar ansiedade com IBP...


Mas se você usa cronicamente Omeprazol etc, a retirada deve ser gradual, com acompanhamento médico.


Não se automedique!



Referências:



28 views0 comments

Related Posts

See All
bottom of page