top of page
  • Writer's pictureDra. Paula Reichert Leite

Epigenética - Como Seus Hábitos de Vida Controlam seus Genes!

Updated: Jul 31, 2023

Dra. Paula Reichert Leite - Medicina Funcional Integrativa




Nesse artigo científico (doi: 10.18632/aging.202913) de Abril de 2021 a médica funcional do IFM, Kara Fitzgerald brilhantemente mostra como podemos reverter a idade epigenética através de dieta e estilo de vida!


Em apenas 8 semanas de estudo, 43 homens entre 50-72 anos, saudáveis, receberam orientações de Alimentação, Sono, Exercício e Relaxamento além de tomarem Probiótico e Fitonutrientes.

Amostras de DNA revelaram rejuvenescimento genético de 3.23 anos comparado ao grupo controle e 1,96 anos comparando aos mesmos indivíduos submetidos ao plano. Os níveis de Triglicérides caiu em média 25%.


As recomendações foram:


- 30 min exercícios por dia, ao menos 5 dias da semana.

- Relaxamento através de exercícios de Respiração (veja meu post sobre Pranayama)

- Sono > 7 h por noite.

- Alimentação rica em vegetais, com um pouco de proteína animal (ovos, fígado), com limitação do consumo de carboidratos e com Jejum intermitente leve.

- Suplementação com frutas e vegetais em pó (Fitoquímicos! Veja meu post) e probiótico (40 milhões UFC Lactobacillus plantaram 299v).



Fiquei fascinada porque rejuvenescer quase 2 anos em apenas 2 meses de Modificação de Estilo de Vida é realmente incrível!


Isso é a minha amada Epigenética…


Genética não é Destino!!!


Seu DNA é o Hardware… Mas a Epigenética é o Software… Com as suas escolhas diárias de Estilo de Vida você tem o poder de silenciar genes ruins e aumentar a expressão de genes bons (antioxidantes, anti-inflamatórios, de longevidade e bem-estar).


Veja os Posts sobre Fitoquímicos, Hormese, Estresse Crônico, Exercícios, Leaky Gut, Meditação e Pranayama!





105 views0 comments

Related Posts

See All
bottom of page