top of page
  • Writer's pictureDra. Paula Reichert Leite

Grounding / Earthing / Aterramento - Efeitos no nosso Organismo

Updated: May 22, 2021



A Terra é uma grande bateria. E com excessão do homem pós era industrial todos os seres vivos do planeta vivem em contato direto com sua superfície, trocando energia e se equilibrando. Antes dormíamos em contato com o solo, caminhávamos descalços o dia todo. Hoje moramos/ trabalhamos em edifícios, andamos de carro e com calçados de sola isolante (tênis, solas de borracha ou plástico).

Vivemos um estilo de vida que nos desconecta mais a cada dia de nossas raízes. Em Inglês Earthing ou Grounding é essa troca de energia com a superfície terrestre. No Japão fala-se muito de Shinrin-yoku, ou banho de floresta. Gaétan Chevalier é um dos maiores estudiosos no assunto, um físico canadense radicado na Califórnia, com diversos trabalhos científicos publicados. Se você acreditava que isso era “bruxaria”, charlatanismo, leia mais sobre isso para abrir sua mente, e aprenda aqui como isso pode ajudar na Pandemia:


Estudos científicos mostram que Grounding:

- Reduz inflamação e dor

- Melhora humor e depressão

- Reduz Cortisol, hormônio liberado em stress, que controla nosso metabolismo, glicemia, inflamação. Com isso, melhora a qualidade do sono.

- Reduz Catecolaminas, reduzindo a Pressão Arterial

- Aumenta o tônus Parassimpático e melhora a Variabilidade da Frequência Cardíaca

-Os elétrons da Terra neutralizam os Radicais livres gerados diariamente no nosso corpo, que levam ao stress oxidativo, inflamação, doenças crônicas e câncer.

- Melhora a imunidade, já que a condução elétrica entre as células

- Melhora a fluidez sanguínea por reduzir o agrupamento de hemácias, melhorando a entrega de oxigênio aos capilares sanguíneos - excelente para doenças cardiovasculares e na vasculite pós COVID-19…

- Melhora a cicatrização e recuperação muscular

- Melhora a recuperação muscular após exercício

- Reduz a excreção urinária de Cálcio e Fósforo, melhorando osteoporose



Dicas:

-Evite usar tênis, que funciona como isolante. Reserve esse tipo de calçado para a prática de esportes. Prefira Calçados com solado de Couro, que permite a troca energética.

- Fique descalço pelo menos 30 min por dia, se possível na grama, terra, areia, concreto. Madeira, asfalto e plástico não são bons condutores de energia. Sente, medite, leia em contato com o solo.

- Quando for a parques praticar esportes, tire os tênis e alongue e no gramado.

- Nade em mares, rios, lagoas. A Água é excelente condutora.

- Um excelente hobby é a jardinagem.

- No mercado existem tapetes e colchões que fazem aterramento. São feitos de Carbono ou Prata (excelentes condutores elétricos) e ligados no fio terra da tomada elétrica, aterrando-o. Caso você sofra de doenças crônicas, more e trabalhe em edifícios e não consiga incorporar grounding na sua rotina, é uma boa opção.



Referências:





" A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará a seu tamanho original".

Albert Einstein

Related Posts

See All
bottom of page