top of page
  • Writer's pictureDra. Paula Reichert Leite

Hábitos de Vida e Ritmo Circadiano



A Medicina Funcional busca a causa das doenças. A Medicina Convencional trata os sintomas, geralmente com medicamentos que causam efeitos colaterais... para os quais são prescritos mais remédios... vira uma bola de neve! Não sou contra remédios, mas sou a favor de seu uso criterioso, agudamente, e sempre abordando a causa.


A cura de uma doença não ocorrerá se o ambiente que a desencadeou não for melhorado. Por isso falo tanto em Modificações de Estilo de Vida…


Privação de Sono, Sedentarismo, Alimentação Inflamatória e Stress são inimigos silenciosos. Mas observe, todos são modificáveis!


Nosso estilo de vida moderno nos afastou da natureza (leia meu post sobre grounding), poluiu nossa água e terra e desequilibrou o relógio biológico de todas as nossas células. Não é à toa que a sociedade adoeceu tanto nas últimas décadas.


Todas as nossas células obedecem o ritmo circadiano... Algumas funcionam mais pela manhã, outras à tarde e outras à noite. Hormônios e Neurotransmissores são liberados obedecendo esse ritmo. Ao sincronizarmos nosso relógio, otimizamos o funcionamento de todas as nossas funções fisiológicas... Afinal nosso DNA ainda é do tempo das cavernas, funcionando melhor quando obedecemos os horários daquela época... relacionados ao nascer e pôr do sol.


Um relógio bem sincronizado melhora:

- Metabolismo: reduz Resistência Insulínica, Inflamação e acúmulo de gordura;

- Disposição, Energia e Foco/ Concetração;

- Desempenho sexual, libido;

- Reduz Ansiedade e Depressão;

- Reduz risco Cardiovascular (Aterosclerose, Infarto, AVC)

- Reduz doenças auto-imunes

- Reduz Câncer

- Reduz Demência (Alzheimer, Parkinson)


Para começar a regular seu relógio:

- Periodização das refeições… Tente comer aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Jante cedo (máx 20h). Isso condiciona nossas glândulas e neurônios para sintetizarem hormônios e neurotransmissores nos horários onde seus receptores estarão mais ativos!

- Higiene do Sono: Desligue eletrônicos após 21h. Escureça o ambiente. Não resolva problemas nesse horário…. Isso aumenta Cortisol (hormônio do stress) e reduz Melatonina. Não assista filmes de ação/ violência à noite… Nosso cérebro não diferencia ficção de realidade… Seu corpo libera hormônios como se você estivesse vivendo aquela situação. Baixe minha playlist de relaxamento (link na bio). Leia, medite, converse!

- Se esponha à luz solar o máximo que conseguir. Evite ficar o dia todo sob lâmpadas. O sol tem um comprimento de luz que regula nossa Pineal a produzir a Melatonina, um potente hormônio com inúmeras funções! Falarei mais sobre isso no próximo post!


O mais incrível é que nosso corpo é como uma engrenagem de relógio... quando melhoramos um aspecto, todo o resto começa a melhorar!


Gostou? Compartilhe!


55 views0 comments

Related Posts

See All
bottom of page