• Dra. Paula Reichert Leite

Melatonina




Você acreditava que a Melatonina serve apenas para dormirmos?

Todas as células do nosso corpo têm receptor para esse hormônio… ou seja… ele tem efeito Pleiotrópico (age no corpo todo de diversas maneiras), assim como o Hormônio D. A Melatonina é quem regula nosso Ritmo Circadiano… nosso relógio interno, que dita o bom funcionamento dos genes, das glândulas, neurônios e metabolismo. Lembra que nosso DNA ainda é do tempo das cavernas… Quanto mais você sincronizar seu relógio interno, melhor os seus genes irão funcionar.


Olha só quantos efeitos esse Hormônio maravilhoso exerce:

- Poderoso Anti-oxidante (combate radicais livres e protege as mitocôndrias) e Anti-inflamatório, faz um super Detox!

- Reduz risco Cardiovascular (Infarto, AVC, Aterosclerose);

- Reduz Demência senil (Alzheimer, Parkinson), Aumenta BDNF (neurogênese e neuroplasticidade, ou seja, formação de novos neurônios e de sinapses entre eles), Melhora Barreira Hematoencefálica (leaky Brain), Melhora Convulsões;

- Previne e Trata Câncer;

- Reduz doenças autoimunes;

- Melhora Resistência à Insulina;

- Reduz Dor Crônica, Enxaqueca, Fibromialgia, Endometriose;

- Previne Osteoporose;

- Emagrece pois reduz fome (grelha), aumenta saciedade (leptina) e aumenta Metabolismo;

- Fortalece o Sistema Imunológico;

- Equilibra outras glândulas do corpo como Tireóide, Gônadas, Adrenais, Hipófise;

- Equilibra Neurotransmissores… melhora Depressão, Ansiedade, Atenção;

- Melhora a secreção gástrica…. Ótima alternativa aos Inibidores de Bomba de Prótons (Omeprazol etc)… ver post anterior sobre eles;

- Melhora a Fertilidade;

- Reduz a perda de cabelos;

- Inibe a degeneração macular nos olhos;

- Previne jet lag;

- Longevidade… você vive mais e melhor!


Na prática, como sabemos se sua Pineal está produzindo quantidade suficiente desse hormônio? Pelos seus hábitos de Vida e qualidade do seu sono.


Se você janta tarde, dorme tarde, tem dificuldade para pegar no sono ou se manter dormindo… significa que sua Pineal está desregulada.


A suplementação de Melatonina ajuda mas as Modificações de Estilo de Vida é que vão regular sua Pineal! Trate a Causa! Não os sintomas…


A Pineal tem alguns “inimigos”:


- Cortisol e Catecolaminas: stress aumenta a liberação dessas substâncias pelas Adrenais… e isso bloqueia a Pineal. Maneje seu stress! Meditação, Pranayama, Grounding, Hobbies, Terapia etc. Evite mensagens/ emails/ filmes de ação à noite. Nosso cérebro não diferencia ficção de realidade…. Por isso você tem descarga adrenérgica ao assistir esses filmes…


- Luz artificial: as telas e lâmpadas emitem luz de comprimento de onda azul que estimula sua retina e com isso bloqueia sua Pineal. Adote o hábito de desligar eletrônicos no máximo às 21h. Escureça o ambiente. Fique exposto à luz natural durante o dia o máximo que puder. Isso regula a Pineal!


- Deficiência de Magnésio, Zinco, Selênio, B6, B9, B12, Triptofano… Esses são necessários para formar Melatonina (Triptofano é transformado em Serotonina, que é metilada em Melatonina! Veja o post sobre metilação)


Alimentos ricos em Melatonina e/ou Triptofano:

Uvas vermelhas, leite, castanhas, peru, frango, salmão, ovos, aveia, banana, chocolate, cerejas azedas (dificilmente encontradas no Brasil).








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