top of page
  • Writer's pictureDra. Paula Reichert Leite

Nossas Escolhas de Hábito de Vida estão acabando com essa geração!





Há alguns anos assisti uma aula no IFM onde Dr. Mark Hyman falava que pela 1a vez na história da humanidade a geração atual tem menor expectativa de vida do que seus pais, devido a maus hábitos (privação de sono, sedentarismo e alimentação ultra processada).


Hoje ouvi essa entrevista do neurocientista francês Michel Desmurget, com diversos estudos sobre o impacto do tempo em frente às telas digitais no desenvolvimento cerebral. E diz que pela 1a vez o Q.I. dessa geração será inferior ao de seus pais!


O tempo de tela reduz as relações interpessoais familiares, essenciais para a desenvolvimentos de linguagem e emocional! Reduz o tempo dedicado a outras atividades como brincadeiras, exercícios, leitura, música, arte, além de reduzir o tempo e a qualidade do sono! Também causa impulsividade, distúrbios de concentração, aprendizado e memória!


Privação de sono, sedentarismo, alimentação rica em fast foods, refrigerante, açúcar refinado, gordura trans e farináceos (biscoito recheado, bolos, pizza etc) são ultra inflamatórios! Produzem alteração no Microbioma Intestinal e levam a leaky gut, resistência insulinica, diabetes, deficit de atenção, depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares, auto-imunes, câncer etc.


Esse ciclo vicioso inflamatório reduz BDNF, o fator neurotrófico derivado do cérebro, que faz neurogênese (formação de novos neurônios) e neuroplasticidade (formação de novas sinapses entre eles).


Quando me formei há 20 anos, era raro encontrar esteatose hepática e resistência insulínica infantil... hoje os maus hábitos de vida estão criando uma geração muito doente! O Sistema de Saúde irá colapsar em poucos anos!


Como diz Fabrício Assini se você quer que o cérebro de seu filho se desenvolva, dê frustrações para ele! Nessa geração criada por pais desconectados e babás o imediatismo é fomentado cruelmente! Afinal, muito mais fácil do que brincar, ler, educar e conversar com as crianças é entregar um tablet ou ligar a TV. A criança fica hipnotizada e o trabalho de criá-la fica mais fácil! Mas a médio e longo prazo é um tiro pela culatra!


Sem saber trabalhar frustrações nem imediatismo... estamos criando futuros adultos inseguros, com capacidade intelectual e emocional reduzidas, com baixa auto-estima e resiliência e sem a criatividade que a resolução de problemas e desafios traz!


Isso sem falar do impacto das redes sociais na auto-estima dos adolescentes!


Não é à toa que o diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) cresceu tanto!


Crianças que vão dormir tarde comprometem o desenvolvimento do cérebro e a liberação de hormônios! Aí no dia seguinte são medicadas com ritalina...


Na Medicina Funcional tratamos as causas das doenças! É inadmissível prescrever Ritalina, Venvanse etc sem antes corrigir hábitos de sono e alimentação!


Assim como é inadmissível prescrever Antidepressivos sem antes afastar causas orgânicas (alterações hormonais, de metilação, defiiências nutricionais).


Por um mundo com mais hábitos de vida saudáveis e menos remédios e alimentos processados!

28 views0 comments

Related Posts

See All
bottom of page