top of page
  • Writer's pictureDra. Paula Reichert Leite

Herpes simples (labial, genital)


O herpes simples é uma infecção viral causada pelo vírus HSV-1 (geralmente associado a herpes labial) e HSV-2 (geralmente associado a herpes genital). Pode haver contaminação de olhos e até mesmo meninges e existe forte associação com Alzheimer e doenças autoimunes!


Após a infecção inicial, o vírus permanece dormente nos nervos, podendo reativar e causar surtos de sintomas. Estresse, privação de sono, dieta inflamatória e excesso de sol podem causar crises. Erupções frequentes são indicativo de um sistema imunológico não competente.


Você sabia que a comida pode ajudar desencadear surtos?


O que é Arginina?

É um aminoácido que pode contribuir para a replicação viral. E está presente em alimentos como chocolate, peito de peru, lombo de porco,

peito de frango, nozes (especialmente amendoim), sementes de abóbora, grão de bico, soja e lentilha que são ricos em arginina. Shakes e barrinhas de proteína em fase de reativação podem agravar os sintomas. Em vez disso, mantenha uma dieta que lhe forneça vitaminas, minerais e nutrientes essenciais sem arginina.


O que é Lisina?

É um aminoácido natural produzido no corpo e encontrado em alimentos e suplementos, e inibe a absorção e atividade da arginina. Alimentos ricos em lisina incluem certos produtos lácteos (como queijo e iogurte), frutas não ácidas (como damascos, maçãs e peras) e peixe.


Nos surtos evite também (pioram a cicatrização das lesões):

Café, incluindo descafeinado

Bebidas alcoólicas

Refrigerantes

Sucos ácidos


Suplementos e medicamentos úteis no herpes:

- Vitaminas C e D, zinco, própolis, equinácea, etc. fortalecem o sistema imunológico.

- Cannabidiol para manejo do estresse e da inflamação, assim como Ansiodoron da weleda.

- Antivirais via oral e tópica (nas lesões) nos surtos ajudam a abreviar o quadro.


É muito importante não dividir toalhas, copos e talheres e evitar que as feridas toquem outras pessoas, pois é altamente contagioso.


Se os surtos estão muito comuns podemos fazer protocolos de ITA- imunidade treinada assistida e outras coisas para sua imunidade!

Fale comigo em consulta médica! Agende pelo botão contato da minha bio ou pelo (11) 991930819.


7 views0 comments

Related Posts

See All

Taurina

Esse aminoácido pode mudar sua vida! Um dos meus suplementos favoritos, é um aminoácido essencial, ou seja, o corpo pode sintetizar, mas em situações de estresse ou doença a produção pode não ser sufi

Comentários


bottom of page