top of page

Consumo de álcool

  • Writer: Dra. Paula Reichert Leite
    Dra. Paula Reichert Leite
  • Jul 4, 2024
  • 3 min read

ree

Consumir álcool dá prazer pois ativa nosso sistema de recompensa e motivação, regido pela dopamina, e aumenta serotonina no núcleo da rafe, reduzindo estresse e ansiedade. Por ocupar os receptores de GABA e reduzir glutamato, sentimos relaxamento e bem-estar na 1a dose. Mas doses subsequentes tem efeito rebote, aumentando a ansiedade (neuroinflamação). O consumo regular (1 dose/dia) acaba alterando os receptores e neurotransmissores e causando atrofia cerebral (com alterações de foco, cognição e memória).


Recorrer a álcool para relaxar pode causar dependência e consequências graves. Cannabidiol é uma excelente opção para isso pois relaxa mas é antiinflamatório e antioxidante!


Estudos de álcool vs Alzheimer, longevidade e doenças cardiovasculares são controversos, pois são muitas variáveis envolvidas. Enquanto alguns mostram que aumenta, outros dizem que reduz o risco (e um estudo mostrou que 25% desses estudos que comprovam os benefícios do álcool são patrocinados pela indústria...).


Álcool aumenta câncer (mama, próstata, cólon, esôfago, orofaringe e laringe). Uma dose ao dia dobra o risco de CA de mama e cólon! Isso ocorre por ser cancerígeno, inflamatório, aumentar radicais livres, causar disbiose e leaky gut, causar deficiência de micronutrientes e reduzir a imunidade das células natural killers.

O CA de mama também ocorre porque álcool acelera o metabolismo do estrogênio para as vias de metabólitos cancerígenos e aumenta 15x a atividade dos receptores estrogênicos. Assim, mulheres na perimenopausa tendem a ter mais fogachos com álcool, e aquelas em Terapia de reposição hormonal (TRH) ou com mutações nos genes BRCA idealmente não deveriam beber!


Reduz ovulação e aumenta abortos, TPM, endometriose e menopausa precoce, e em homens aumenta disfunção erétil. Ideal é zerar o consumo no mínimo 3 meses antes de conceber.


Ouça sua avó e não beba de estômago vazio! A presença de comida no estômago reduz a absorção do álcool e acelera as enzimas que metabolizam álcool.

Polimorfismos nas enzimas ADH, ALDH e CYP2E1 alteram o metabolismo e aumentam a toxicidade do álcool. Mulheres tem menos enzima, metabolizando pior o álcool.


Quer perder ou manter o peso? Saiba que álcool tem calorias vazias, são 7 Kcal por grama e nenhum nutriente! Para você ter idéia, cada grama de carboidrato ou proteína tem 4Kcal enquanto gordura tem 9Kcal. E ainda reduz a absorção e aumenta a excreção de vitaminas e minerais, altera a nossa barreira gastrointestinal e cerebral e a nossa microbiota (eixo intestino cérebro chora!). O consumo de 4 doses aumenta LPS na nossa corrente sanguinea por 3 horas! Esse LPS está diretamente ligado a Alzheimer e doenças cardiovasculares!


Aumenta a gordura visceral, que é pró inflamatória.


Altera o padrão do sono, gerando consequências a curto e longo prazo: Reduz sono REM (importante para consolidação de memória, aprendizado, solução de problemas e regulação emocional) e Deep (imunidade, hormônios e reparo tecidual), aumenta despertares, piora apnéia e roncos, contribuindo para um sono não reparador. Evite álcool nas 4h que antecedem o sono. Assim, a minha recomendação é: se for beber, beba apenas sábado e/ou domingo no almoço, com moderação, alternando cada dose com 1 copo de água e quando chegar em casa capriche na hidratação com eletrólitos, I3C e NAC (na minha lista de produtos recomendados do link da bio sugiro alguns). Evite paracetamol pois aumenta a toxicidade hepática e evite antiinflamatórios (ibuprofeno, AAS etc) pois esses reduzem as enzimas que metabolizam álcool.


E não caia na história de que vinho tinto tem resveratrol! Seriam necessárias centenas de doses ao dia para conseguir a dose terapêutica dele.


Conhecimento é poder! Com essas informações pese prós e contras e faça escolhas conscientes!

 
 
 

Related Posts

See All
Fadiga crônica por Carl Jung

“Nós não ficamos sem energia porque fazemos demais. Ficamos sem energia porque estamos sendo demais alguém que não somos.” Não é curioso...

 
 
 

Comments


Empatia e acolhimento

A Paula é uma médica integrativa que, há alguns anos, expandiu sua atuação para também cuidar da saúde emocional com profundo conhecimento e sensibilidade, transformando-se em uma incrível terapeuta.

Sua abordagem acolhedora vai além dos sintomas ou questões psicológicas, abraçando corpo, mente e espírito. Com empatia genuína e escuta amorosa, a Paula integra saberes médicos e terapêuticos, oferecendo uma experiência única. Destaca-se, com certeza, pela capacidade rara de proporcionar acolhimento verdadeiro, trazendo luz aos pontos de escuridão que entregamos em suas mãos.

 

Fernanda Drummond - empresária

assine a minha newsletter

OBRIGADA POR ASSINAR!

Termos e Condições

© 2021 por LOGOLEEN Studio.  Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page